terça-feira, 28 de maio de 2013

Trilhos da antiga ferrovia são encontrados durante escavação em Blumenau





28/05 - Corroídos pela umidade e pelo esquecimento, três metros de trilhos surpreenderam nesta segunda-feira operários que faziam escavação da Rua Bahia para obras de implantação da rede de esgoto. Resquícios da antiga Estrada de Ferro de Santa Catarina ressurgiram contorcidos ao serem puxados pela retroescavadeira que abria uma vala às margens da Rua Bahia, na saída da Rua Caramuru. Além dos trilhos, os três dormentes de madeira também estavam intactos.

Ferrovia suspensa de 300 metros no Texas pega fogo e desaba

28/05 - Uma ferrovia suspensa de 300 metros no estado do Texas, nos Estados Unidos pegou fogo e desabou. Depois de muitas horas os bombeiros concluíram que continuar o trabalho era muito perigoso e decidiram acompanhar o desabamento. A reconstrução da ponte é estimada em 10 milhões de dólares e os motivos do incêndio são desconhecidos.

Assista o vídeo: http://mais.uol.com.br/view/14468030

Fonte: UOL

Estrada de Ferro Campos do Jordão volta a operar

28/05 - A Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ), paralisada desde um acidente em novembro de 2012, voltará a operar entre Campos do Jordão (SP) e Santo Antonio do Pinhal (SP) na próxima quinta-feira (30/05), feriado de Corpus Christi.  O roteiro turístico de 19 quilômetros e 2h30 de duração terá duas saídas diárias, às 10h e 14h, de quinta a domingo, a partir de Campos do Jordão. O preço da passagem é de R$ 40 para ida e volta.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Abaixo-assinado quer garantir trajeto original para a Ferrovia do Frango

22/05 - Um abaixo-assinado defendendo o traçado original da Ferrovia da Integração (ou do Frango) — ligando Dionísio Cerqueira ao Porto de Itajaí — está sendo capitaneado pela Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi). A ação tem o apoio de 12 das 21 associações municipais de SC.
 
Iniciado em 16 de abril, o documento possui 16 mil assinaturas. A meta é chegar a 100 mil. Para conseguir apoio à proposta e atingir o objetivo proposto, as associações estão realizando ações nos municípios filiados.

Mostra História da Ferrovia na Estação da Luz em SP

22/05 - Começa nesta quarta-feira, 22, e vai até o dia 5 de junho, na Estação da Luz, a exposição que busca resgatar a memória de uma das mais importantes ferrovias do País, a São Paulo Railways, por meio da interação com a arquitetura inglesa. A mostra "A Ingleza e o Inglês" é promovida pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

domingo, 19 de maio de 2013

ANPTrilhos promove seminário em São Paulo

19/05 - A ANPTrilhos realizará no dia 5 de junho, das 17h às 20h, em São Paulo, o Seminário Mobilidade Sobre Trilhos: Projetos e Obras.  O objetivo do seminário é discutir os principais avanços na área de transporte de passageiros sobre trilhos, considerando os investimentos federais e estaduais que estão sendo realizados para a ampliação e modernização desses sistemas.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

EFVM completa 109 anos

13/05 - Há 109 anos, em 13 de maio de 1904, era inaugurado o primeiro trecho da Estrada de Ferro Vitória a Minas, com 30 quilômetros entre Porto Velho e Alfredo Maia, passando por Cariacica.

Em 2012, A EFVM foi a foi a ferrovia que mais transportou cargas no país, acumulando 133 milhões de toneladas. O minério de ferro é sua principal carga, totalizando 119 milhões de toneladas transportadas no ano passado. Em seguida, vem os produtos siderúrgicos, carvão mineral, celulose, coque, entre outros.
A EFVM tem 905 quilômetros de extensão.  Sua estrutura é composta pela linha tronco, entre Ouro Branco (MG) e Vitória (ES) e os ramais de Belo Horizonte/Capitão Eduardo, Itabira, Aracruz, Porto Velho e Nova Era, sendo esse último desativado. Cerca de oito mil funcionários trabalham na ferrovia, tanto na parte operacional quanto administrativa.

8º Seminário sobre Implantação de Trens Turísticos e Culturais


sábado, 11 de maio de 2013

Apito do trem voltará a soar no Vale do Itajaí

11/05 - O edital para o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Ferrovia da Integração, também conhecida como Ferrovia do Frango e que irá cortar Santa Catarina de Leste a Oeste, foi assinado na tarde de sexta-feira em Chapecó. Na ocasião, também foi anunciado o traçado da ferrovia, que irá partir de Dionísio Cerqueira, passando por São Miguel do Oeste, Chapecó, Herval do Oeste, Santa Cecília e Blumenau até chegar em Itajaí.
 
Informações preliminares indicam que o EVTEA ficará pronto no prazo de um ano, enquanto o Projeto Básico deverá ser concluído em 22 meses. Iniciada às 16h, na Associação Comercial e Industrial de Chapecó, a cerimônia de lançamento realizada pela Valec contou com a presença do Ministro dos Transportes, César Borges, e da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.
 
Fonte: Jornal de Santa Catarina

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Edital da Ferrovia do Frango será lançado na sexta

08/05 - Será lançado na sexta-feira, em Chapecó, o edital de licitação para contratar a empresa que fará o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da ferrovia que vai ligar o Oeste ao Litoral catarinense, também denominada informalmente de Ferrovia do Frango ou Ferrovia da Integração.


O edital seria lançado na segunda-feira, mas ocorreu um atraso. O lançamento contará a presença do ministro dos Transportes, César Borges, segundo o gabinete do deputado federal Pedro Uczai, presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias no Congresso Nacional.

O EVTEA precede os estudos ambientais e os projetos de engenharia. É o primeiro grande passo para a instalação da ferrovia e deve nortear a decisão pelo melhor traçado.

Pressão pela ferrovia

Um grupo de lideranças empresariais e políticas do Vale do Itajaí estará hoje pela manhã com o presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, Josias Sampaio Cavalcante Júnior. Vão defender que o traçado passe pelo Vale e querem compor uma comissão para acompanhar de perto todo o trabalho desenvolvido em torno da ferrovia.

Se depender do mapa das ferrovias (acima) divulgado no site da Valec, o traçado está garantido. Passa por Herval D’Oeste, Santa Cecília e chega a Itajaí.

Fonte: Jornal de Santa Catarina

Acib Blumenau participará de reunião da Ferrovia da Integração em Brasília

Foto de Jaime Batista da Silva
08/05 - A Acib (Associação Empresarial de Blumenau) recebeu do gabinete do deputado Pedro Uczai a confirmação de reunião da frente de Mobilização da Ferrovia da Integração junto à Presidência da Valec, que acontece hoje, quarta-feira, dia 08 de maio, às 11h, em Brasília.
 
A Comissão Pró-Ferrovias do Vale do Itajaí (CPF) se fará presente com representantes de Blumenau, Itajaí e Rio do Sul. O vice-coordenador da CPF e diretor para assuntos da pequena e micro empresa da Acib, Leomir Minozzo, participará da reunião. O objetivo é verificar o lançamento do projeto da Ferrovia, previsto para maio/junho de 2013 e se a CPF poderá acompanhar os trabalhos da empresa que vencer a licitação para garantir o traçado previsto para a obra.
 
A CPF defende o traçado ligando Chapecó a Itajaí/Navegantes, passando pelo Vale do Itajaí. Acompanha a comitiva o presidente da AMMVI, Prefeito de Timbó Laércio Demerval Schuster Júnior.
 
Fonte: Blog do Jaime