segunda-feira, 24 de junho de 2013

Deputado quer suspender concessão de ferrovias à ALL

24/06 - A aprovação em plenário de moção que recomenda à presidente Dilma Rousseff e ao Ministério dos Transportes a suspensão da concessão dos trechos ferroviários administrados pela América Latina Logística (ALL), em função do abandono a que submete grande parte dos ramais, instalações e equipamentos, é apenas a primeira medida que o deputado Antônio Aguiar (PMDB) direciona ao governo federal, na defesa da revitalização da Ferrovia do Contestado. A moção foi aprovada essa semana na Assembleia Legislativa, com apoio unânime dos parlamentares.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Deputados e empresários discutem malha ferroviária no sul

21/06 - A Comissão Sul Catarinense do Modal Ferroviário realiza em Criciúma, um encontro com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, deputado Joares Ponticelli e demais deputados da bancada do Sul nesta sexta-feira. Em pauta, a Ferrovia da Integração e Ferrovia Litorânea.
 
Para o presidente da ACIC, Olvacir Bez Fontana, a participação de todos os empresários demonstra unidade e força. “É extremamente importante a presença dos empresários e da imprensa neste encontro com os representantes políticos da região. Mostramos interesse e preocupação nas causas do Sul”, comenta.
 
A Comissão Sul Catarinense do Modal Ferroviário é formada pelas associações empresarial do Sul do estado e tem em sua diretoria como presidente, Olvacir Bez Fontana, presidente da ACIC (Criciúma); vice-presidente, Eduardo Silvério Nunes, presidente da ACIT (Tubarão) e o secretário, Adilson Silvestri, presidente da ACIM (Imbituba).
 
Fonte: A Tribuna / por Revista Ferroviáia

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Mais que 20 centavos

20/06 - Os protestos nas ruas não tem bandeira nem direção, e é bom que seja assim, sem compromisso.  Mas os que assistem, acabam esperando que  alguma coisa mude, para melhor, em suas vidas. E é sempre bom anotar o que esperamos, nós ferroviários. É sempre bom manifestar esperança. Pode ser assim:
 
Não é só por causa dos 20 centavos. É pelos desmandos da ALL, que perde a concessão na Argentina e continua descumprindo o contrato de concessão no Brasil. Não é só por causa dos 20 centavos, é pelos viadutos inacabados da Ferrovia do Aço. Nao é só por causa dos 20 centavos,  é pelas fazendas do Juquinha. Não é por causa dos 20 centavos, é pela suspensão dos trens de passageiros. Não é só por causa dos 20 centavos, é pelo abandono de 7 mil km de ferrovias. Não é só  por causa dos 20 centavos, é pelo não atendimento dos clientes de carga geral. Não é só por causa dos 20 centavos, é pelo descuido com o patrimônio histórico da ferrovia. Não é só por causa dos vinte centavos, é pela importação de 90 trens da China pelo governo do Rio  no ano passado sem qualquer contrapartida. E é também pelo TAV, pela regulamentação do operador independente, pelos trens intercidades de São Paulo, por um centro de pesquisas ferroviárias, pelas passagens em nível sinalizadas, por tudo que nós não somos, por tudo que nós não temos e que estamos cansados de esperar.
 
Gerson Toller
Jornalista, diretor da Revista Ferroviária

Metrô SP abre concurso em parceria com o Senai

20/06 - O Metrô abriu, em parceria com o SENAI, concurso público para 17 vagas de "Aprendiz", para o curso de Assistente Administrativo. A formação teórica será dada no SENAI e a prática profissional será realizada no Metrô.
 
As inscrições podem ser feitas de 18 a 21 de junho, exclusivamente na Escola Senai "Orlando Laviero Ferraiuolo", na Rua Padre Antonio de Sá, nº 333, no bairro do Tatuapé, em São Paulo, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os interessados receberão o Edital e a Ficha de Inscrição.
 
Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem ter Ensino Fundamental completo, 16 ou completar 17 anos até 01/08/2013 (data de início das aulas). O concurso reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência. A jornada de trabalho e formação é de 8 horas.
 
Os interessados no concurso podem obter mais informações no site do Diário Oficial Empresarial, www.imprensaoficial.com.br.
 
Fonte: Revista Ferroviária

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Recuperação de Paranapiacaba causa polêmica

A Prefeitura de Santo André diz que não foi notificada da decisão do juiz federal Paulo Bueno de Azevedo, publicada na semana passada, que intima a União a apresentar, em até 180 dias, um plano de recuperação de Paranapiacaba, especialmente na revitalização dos imóveis e locais públicos.
O magistrado se baseou em ação do Ministério Público do Estado, que julgou o patrimônio da rede ferroviária em ‘situação de abandono’.

Exposição em São Paulo mostra a importância das ferrovias

10/06 - Uma exposição em São Paulo retrata em fotos a primeira ferrovia paulista. Além de mostrar a história da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, essas imagens lembram a importância do transporte sobre os trilhos.
 
Clique no link e assista a reportagem:
 
 
Fonte: Revista Ferroviária

Justiça manda União recuperar vila de Paranapiacaba (SP)

 
06/06 - O abandono de bens do patrimônio histórico nacional da vila de Paranapiacaba, na Grande São Paulo, está com os dias contados.
 
Decisão da Justiça Federal publicada nesta semana manda que, em 180 dias, a União apresente um plano de recuperação do lugar, que abriga parte da memória ferroviária do país.
 
A ordem foi do juiz federal Paulo Bueno de Azevedo, que acatou argumentos de uma ação do Ministério Público do Estado alegando que a vila encontra-se em situação de "completo abandono".
A vila de Paranapiacaba, pertencente ao município de Santo André, é tombada pelo patrimônio nacional e pelo estadual.