sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Retorno do trem em Apiúna/SC






Viva a Estrada de Ferro Santa Catarina! 

Silenciosa desde 1971, voltou a ativa em 2009 e silenciou novamente em 2011. Mas no dia 11 de agosto de 2013 ressurgiu gloriosa e esfuziante! 

Sob um pequeno trecho de trilhos no município de Apiúna/SC corre novamente a locomotiva 232 da nossa EFSC, pela batuta dos incansáveis voluntários da ABPF, alguns políticos visionários e empresários batalhadores. 

O fundador de Blumenau, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, já sonhava com uma estrada de ferro na região do Vale do Itajaí, ciente que era da sua importância. Em sua terra natal, a Alemanha, esse modal de transporte sempre foi um do aliado do progresso, e era isso que o Dr. Blumenau também esperava para a sua colônia. 

Infelizmente, ele morreu sem ver concretizada sua vontade, pois somente em 1909 foi inaugurado o primeiro trecho. E quando foi erradicada, em 1971, encerrou em definitivo o sonho dos amantes da ferrovia e dos trens do nosso vale. As décadas seguintes provaram o quão equivocada foi essa decisão do governo brasileiro e muitas pessoas pagam com suas próprias vidas nos milhares de acidentes que acontecem nas rodovias saturadas da região. Sem contar nos constantes engarrafamentos que atrasam pessoas e encarecem produtos. 

Portanto, uma locomotiva apitando novamente no vale é motivo de comemoração! Ela nos mostra que o trem está vivo, resgata nossa história, alegra o coração das pessoas e faz com que o trem esteja em evidência. E quem sabe faça com que todos apoiem e se engajem na volta do trem de passageiros e cargas em todo o país! 

Nosso país precisa urgentemente de soluções modernas e inteligentes para o transporte e o trem é essa solução! Somos um país do tamanho de um continente e se as ferrovias são tão importantes num país como a Alemanha, por exemplo, imagine aqui! 

Por isso, os segundos domingos de cada mês não são apenas um convite para o lazer, mas também para a conscientização e revitalização do trem! 

Fonte: Estação Porão
Escrito por: Mônica Germer

O retorno dos passeios em Apíuna foi amplamente divulgado essa semana

Olá pessoal,
 
A notícia do retorno dos passeios em Apíuna está sendo divulgada nos sites do Terra:
 
 
e do Amantes da Ferrovia:
 
 
Infelizmente no site do Terra não pude divulgar o blog porque eles não permitem vínculos de blog em suas notícias no VC Repórter, mas a intenção era divulgar o passeio e isso nós conseguimos.
 
Um abraço a todos.
 
Estação Porão

EF Campos do Jordão bate recordes em julho

 
16/08 - A Estrada de Ferro Campos do Jordão anunciou na quarta-feira (14/08) que bateu recordes de passageiros transportados no mês de julho em seus sistemas de teleférico e bondes urbanos, desde 2004.
 
No serviço de bondes, o trecho Emilio Ribas-Portal registrou a marca de 9.272 usuários, contra 2.786 em julho de 2004. Os que percorreram o trajeto apenas até Abernéssia somaram mais 4.266 passageiros.
 
 
Fonte: Revista Ferroviária

Trilhos retiram 1 milhão de carros da rua por dia

16/08 - “Hoje, mesmo pequeno, o sistema de transporte de passageiros sobre trilhos retira, diariamente, um milhão de carros e 14 mil ônibus de circulação no país”. Com essa comparação, o diretor de planejamento da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Conrado Grava de Souza, resumiu a importância do transporte ferroviário brasileiro.
Ele participou do IV Encontro de Ferrovias, evento encerrado nesta quinta-feira (9) em Vitória (ES).
 
Promovido pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), o evento reuniu especialistas para discutir caminhos e propor soluções necessárias ao progresso das ferrovias. Souza, por exemplo, disse que um dos maiores diferenciais desta área, em comparação a outros modais, é a sustentabilidade. “Este modelo tem muito a contribuir para a qualidade ambiental das nossas cidades, o sistema emite, em média, 60% menos gás carbônico”, destacou.
 
 
Fonte: Agência CNT / por Revista Ferroviária

sábado, 10 de agosto de 2013

O apito do trem está de volta

Depois de 1 ano e 10 meses parado o trem volta aos trilhos.

Passeio de Trem - ingresso R$ 20,00.
Foto de Jaime Batista da Silva (arquivo Trem de Apiúna)
Passeio Histórico Cultural de Maria Fumaça com delicioso almoço colonial
Subida - Apiúna
Todo 2º. Domingo de cada mês - retorno dia 11 de agosto de 2013.

A Ponte Ferroviária El Ferdan é a maior ponte giratória do mundo


10/08 - A Ponte Ferroviária El Ferdan é a maior ponte giratória até hoje, com seus 340 metros de extensão.

Esta incrível ponte é dividida em duas partes que quando abertas libera a travessia do Canal de Suez no Egito. A primeira ponte sobre o Canal de Suez foi concluída em abril de 1918, mas com o aumento do tamanho dos navios se tornou um obstáculo. Em 1942, foi construída outra ponte, mas foi danificada por um navio a vapor e removido em 1947. Outras pontes foram construídas em 1954, 1963 e também foram destruídas até ser feita a ponte atual em 2001.

A ponte liga uma ferrovia muito importante para aquela região, que vai do leste do Canal de Suez para o oeste em Sinai. Assim a ponte só é fechada se o trem precisar passar, caso contrário fica totalmente aberta dando passagem aos navios que navegam no canal.


Fonte http://gigantesdomundo.blogspot.com.br/2013/01/a-maior-ponte-girato... / por Amantes da Ferrovia

Oportunidades no mercado

10/08 - Grandes empresas estão oferecendo oportunidades para jovens talentos que se interessam em ingressar no mercado metroferroviário. Um bom exemplo é a Alstom que a partir do dia 15 de agosto abrirá as inscrições para seu programa anual de estágios.

Serão 60 vagas para um estágio com duração de 12 a 24 meses as inscrições poderão ser feitas até 30 de setembro apenas pelo site da empresa.