domingo, 8 de setembro de 2013

Licitação da Ferrovia de Integração de SC é adiada

08/09 - Revista Ferroviária

A Valec publicou na sexta-feira (06/09) o aviso de suspensão da licitação para contratação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e do projeto básico da Ferrovia da Integração de Santa Catarina.  Segundo o edital, a suspensão é por conta de decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), até que este decida sobre o mérito das questões suscitadas no processo.

Segundo o jornal Diário Catarinense, o presidente da Valec, Josias Cavalcante, fez o anúncio durante uma reunião na última quarta-feira (04/09) com uma comissão de parlamentares, prefeitos e lideranças empresariais de Santa Catarina. Participantes da reunião disseram que a suspensão é cautelar e visa modificar alguns dispositivos do edital.  O problema seria o traçado da ferrovia, que vai passar pela região central de Santa Catarina e terá como destino a cidade de Itajaí.

A ferrovia é conhecida como Ferrofrango e deve ter 848 quilômetros, sendo 622 quilômetros entre Itajaí e Chapecó e outros 226 quilômetros entre Chapecó e Dionisio Cerqueira. O projeto está estimado em R$ 31,5 milhões. 

Filme resgata história do trem que incentivou a República

08/09 - O Estado de S. Paulo / Revista Ferroviária

A inauguração da Estrada de Ferro Ytuana, em 1873, bancada pelos barões do café, contribuiu para o desenvolvimento econômico da então Província de São Paulo e, também, para a proclamação da República. A chegada dos trens a Itu coincidiu com a famosa Convenção Republicana que resultaria, anos depois, no fim do império com a instalação do novo regime.