segunda-feira, 23 de junho de 2014

Caça ao trem cargueiro em Corupá (SC)



Passeio de domingo com as amigas. Chegando em Corupá (SC) soubemos que um cargueiro acabara de sair em direção a São Bento do Sul. Fomos atrás e logo o alcançamos. Muita poeira na estrada mas muito legal a "caçada", conseguimos algumas imagens!

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Documentário contará a história da ferrovia em Jundiaí

20/06 - G1 / Diário Catarinense


O Secretário de Cultura, Tércio Marinho, e a diretora do Complexo Fepasa, Maria Angélica Ribeiro, receberam a visita de Rogério Garcia, diretor da produtora Videografica e produtor executivo do projeto “Histórias da Ferrovia”. O documentário contará a história da ferrovia de Jundiaí e será gravado no Complexo Fepasa.

No encontro, Rogério apresentou a proposta do documentário e a viabilidade para a cidade. “Este é um projeto que conta uma parte da história de Jundiaí. É uma oportunidade para os empresários entenderem o quanto é importante investir em cultura, e que esse investimento traz frutos para a divulgação de suas marcas”, explicou o produtor.

O documentário é uma adaptação da obra “Meu pai foi ferroviário”, série de livros organizado por Eusébio Santos, diretor da Associação de Preservação e Memória da Companhia Paulista (APMCP). O projeto quer contar a história da ferrovia por meio de documentos e relatos de 400 familiares de ferroviários. “Esta é uma forma de perpetuar a lembrança da ferrovia e também será uma maneira de romper as fronteiras do território. Quem é de outra cidade ou até de outro País poderá conhecer o Complexo Fepasa através do filme”, comenta Maria Angélica.

O projeto está na fase de aprovação da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e aguarda o registro da obra na Biblioteca Nacional, para então os produtores começarem a captação de verba e a gravação.

Um ano após lançamento do edital de viabilidade técnica, Ferrovia do Frango não saiu do papel

20/06 - Darci Debona / Diário Catarinense


O Corredor Ferroviário Catarinense, também conhecido como Ferrovia da Integração ou Ferrovia do Frango, ainda nem saiu do papel e já está um ano atrasado. Em maio completou 12 meses da data em que o ministro dos Transportes, César Borges, esteve em Chapecó no lançamento da licitação para o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Um ano depois, o projeto da ferrovia ainda não entrou nos trilhos.

Até agora nenhuma ordem de serviço foi dada. Um dos motivos para o atraso foi o questionamento na Justiça de alguns pontos na primeira licitação. O edital foi suspenso por três meses pelo Tribunal de Contas da União, até que houvesse uma readequação do processo.

Uma nova licitação foi lançada e o resultado foi divulgado no dia 30 de abril, tendo como vencedor o consórcio Contécnica/Enefer/Topocart. No entanto, três empresas entraram com recurso questionando a vencedora.

Locomotivas de SC são relembradas em exposição

20/06 - G1 SC / Revista Ferroviária


A história ferroviária da região de Criciúma, no Sul catarinense, é relembrada através de uma exposição de fotos com diferentes modelos de locomotivas que já passaram pelos trilhos da região. A mostra organizada pelo Memorial Casa do Ferroviário Mario Ghisi reúne fotografias de 14 tipos de locomotivas.

Intitulada ‘Embarque nessa história: as locomotivas da Ferrovia Tereza Cristina’, a mostra apresenta imagens da coleção de máquinas que atualmente estão expostas no museu Ferroviário de Tubarão.

Depósitos são declarados patrimônio histórico em Campinas

20/06 - G1 Campinas e região / Revista Ferroviária


O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Condepacc) tombou trilhos de linhas mortas, os depósitos de locomotivas elétricas e a vapor, ferramentas e a alvenaria de uma caixa d'água do Complexo Ferroviário da antiga Fepasa, localizado no Centro de Campinas(SP). Além disso, áreas abertas e o próprio solo do espaço também passaram a ser patrimônio histórico e cultural reconhecido pela cidade. O tombamento foi publicado na segunda-feira (16) no Diário Oficial do município.

O tombamento possibilita a preservação de um "museu a céu aberto" sobre a ferrovia na região, segundo a coordenadora do setor patrimonial da Prefeitura e membra do Condepacc, Daisy Ribeiro. Os itens tombados não eram contemplados pela resolução de 1990 que tornava patrimônio apenas os galpões do complexo ferroviário.

Aposentado apaixonado por trens faz ferrovia no quintal de casa

20/06 - G1 Sul de Minas


Apaixonado por trens, o aposentado Tarcísio Silva Santos, de 77 anos, montou uma mini-ferrovia no quintal da casa onde mora, em Pouso Alegre (MG). Com trilhos, máquinas e vagões, os veículos movidos a gasolina fazem a alegria de crianças e adultos que visitam o local.

Apesar de ser filho de ferroviário, Seu Tarcísio seguiu a profissão de bancário. Para manter viva a paixão pelos trens, ele teve a ideia de construir a estação nos fundos da casa há 15 anos. Cada detalhe foi inspirado nos antigos trens e ferrovias. O aposentado parece um menino quando se transforma em maquinista.