quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Vídeo institucional da Ferrovia Tereza Cristina



01/10 - Comunicação FTC

A Ferrovia Tereza Cristina SA é a concessionária da malha ferroviária sul catarinense. Com 164 km de extensão, opera na região carbonífera e cerâmica, interligando o sul de Santa Catarina ao Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, e ao Porto de Imbituba.

Iniciou suas atividades em 1º de fevereiro de 1997 e, desde então, vem promovendo investimentos na recuperação e manutenção de vagões, locomotivas e via permanente, assim como em novas tecnologias e sistemas de comunicação. Investe também em programas de qualidade e segurança, capacitação do quadro de colaboradores e em projetos de responsabilidade socioambiental, voltados para a preservação do meio ambiente, o bem-estar e a qualidade de vida das comunidades por onde passa a linha férrea.

Como resultado, a Ferrovia Tereza Cristina apresenta um transporte seguro e eficaz, certificado pela norma ISO 9001, de gestão da qualidade. As certificações na ISO 14001, gestão ambiental e na OHSAS 18001, gestão saúde e segurança, juntamente com a ISO 9001, formam o Sistema de Gestão Corporativo (SGC) e reforçam o compromisso com a satisfação de clientes, colaboradores, comunidade e na preservação do meio ambiente, que se consegue através de planejamento, controle e monitoramento constante.

As questões relativas à Saúde, Segurança e Meio Ambiente são tratadas de forma preventiva. O Sistema de Gestão Corporativo agrega valor à empresa, gerando um diferencial competitivo no mercado e reafirmando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social em suas operações.

O principal produto transportado pela Ferrovia Tereza Cristina é o carvão mineral, que abastece as usinas do Complexo Termelétrico. Para melhor atender esse importante cliente e complementar a sua operação, a FTC criou em 1999 a Transferro Operadora Multimodal, com a responsabilidade de efetuar a descarga, movimentação e abastecimento dos silos de carvão no Complexo Termelétrico.

Além do carvão mineral, a FTC transporta contêineres com destino à cabotagem e exportação pelo Porto de Imbituba. Para incorporar este serviço, tem acesso ao Criciúma Terminal Intermodal, posicionado estrategicamente no maior pólo cerâmico do Brasil. O local oferece serviços de recepção de carga, armazenagem, separação de lotes, estufagem de contêineres, peação da carga, controle de estoque e monitoramento 24 horas. Anualmente, a Ferrovia Tereza Cristina transporta cerca de 2,6 milhões de toneladas de cargas.

SC realiza testes para transporte de passageiros de trem

01/10 - G1 SC / Revista Ferroviária


Na quinta-feira (25) foram realizados testes para o transporte de passageiros de trem entre as cidades de Içara e Tubarão, no Sul de Santa Catarina. Cerca de 200 estudantes do ensino médio participaram da viagem que durou cerca de 1h30 entre os municípios. Os testes fazem parte de um projeto que pretende melhorar a mobilidade urbana na região.

De acordo com a Prefeitura de Içara, o objetivo é que as viagens de trem sirvam como uma alternativa de transporte para estudantes universitários que precisam se deslocar entre uma cidade e outra. Caso seja implantada, a opção deve diminuir o custo e o tempo do deslocamento.

O projeto começou a ser debatido em março deste ano entre as prefeituras de Içara e Tubarão e a concessionária que administra a Ferrovia Tereza Cristina. A previsão inicial era de que o transporte de passageiros ocorresse a partir de agosto, mas ainda faltam investimentos. A expectativa é de que as primeiras viagens sejam realizadas até o final do ano.

Conforme dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o trem já foi um dos meios de transporte mais utilizados no Brasil e atualmente não chega a transportar 3% dos passageiros de todo o país.

Clique no link e assista a reportagem:

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/09/cidades-de-sc-realizam-testes-para-transporte-de-passageiros-de-trem.html

Santos (SP) terá ‘Bonde Café’, em dezembro

01/10 - Revista Ferroviária


A cidade de Santos, no litoral paulista, vai contar a partir de dezembro com o Bonde Café, o primeiro veículo estilizado sobre trilhos da América Latina, para promoção de um dos principais produtos exportados pelo Porto.

O convênio entre a Prefeitura de Santos e o Museu do Café foi assinado no dia 23, no bairro do Valongo. O investimento para as adaptações será de R$ 85,5 mil, custeados pelo Museu do Café. A iniciativa foi elogiada por especialistas neste tipo de transporte.

De acordo com o diretor-regional da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Carlos Alberto Rollo, Santos sai na frente de várias cidades do mundo. "Posso dizer que esse bonde é um dos primeiros do mundo, uma cafeteria sobre trilhos, que vai também promover um dos principais produtos do Brasil", disse.  Ele lembrou que o bonde vai circular pela cidade e espera que outros municípios da Baixada Santista também tenham a mesma ideia. "E vem por aí um Bonde Restaurante, em Santos, que vai incrementar ainda mais o turismo. Isso, além da volta dos trens e ferrovias, são as nossas bandeiras de luta", afirmou.

José Manoel Ferreira Gonçalves, o Dr. Zé Mané, presidente da ONG Ferrofrente, lembrou que a utilização dos bondes é extremamente importante para resgatar a cultura e motivar os jovens a conhecer um pouco mais sobre os transporte sobre trilhos. "Eles vão ver que é um meio de transporte agradável, limpo, sem barulho. Do mesmo jeito que o trem. É por isso que brigamos sempre". Gonçalves destacou que o Guarujá poderia ter sua linha de bonde também. "Imagine uma linha entre o Centro da cidade com Vicente de Carvalho. Tenho certeza que seria um sucesso". O equipamento terá layout exclusivo e também será dotado de máquina de expresso, moinho e frigobar.

O gerente Marcos Rogério Nascimento, da CET, disse que o bonde italiano será adaptado para se transformar numa cafeteria. "Serão instalados ar-condicionado, elevador para pessoas com necessidades especiais, mesas e cadeiras. Será um sucesso, tenho certeza". Ele lembrou que além do Bonde Brincar, estilizado para crianças, o Bonde Café e o Bonde Restaurante, a cidade continuará com linha normal operando. "Teremos também o Museu do Bonde, que será construído aqui no Valongo", disse.