domingo, 7 de dezembro de 2014

Museu Ferroviário é aberto em Mogi das Cruzes, SP


07/12 - G1 Mogi das Cruzes e Suzano / Revista Ferroviária

Quem quiser conhecer mais sobre a história da ferrovia em Sabaúna, em Mogi das Cruzes, pode visitar o Museu Ferroviário a partir do dia 29, na estação do distrito. A inauguração integrou a agenda de comemorações do aniversário de Sabaúna, celebrado no domingo (30), com o tradicional desfile cívico-militar.

O espaço foi criado porque Sabaúna já teve grande relevância para o transporte ferroviário no passado, para o escoamento da produção rural para o Rio de Janeiro e São Paulo. A linha de ferro do distrito até hoje é utilizada por trens de carga, porém o transporte de passageiros terminou em 1986.

O museu  é o resultado de uma parceria entre a Associação Nacional de Preservação Ferroviária (ANPF), a Coordenadoria Municipal de Turismo e teve o apoio da iniciativa privada. O acervo do local é composto por material ferroviário de todos os tipos, desde bandeiras históricas da Central do Brasil, placas da Rede Ferroviária Federal e também objetos que pertenciam ou eram utilizados nos trens.

Também estarão expostos caps ferroviários que eram usados pelos motoristas das locomotivas, antigos freios, caixa de água da época das locomotivas a vapor e até mesmo carvão in natura e queimado, material este que, durante muitos anos, era o que movia as locomotivas. O espaço também terá totens interativos, com perguntas e respostas sobre a ferrovia, além de seis telas cronológicas, que remontam toda a história da estrada de ferro no Brasil e em Mogi das Cruzes. Nelas é possível descobrir, por exemplo, qual foi a primeira locomotiva que passou por Sabaúna e quando isso aconteceu.

Um dos diferenciais do museu é que nele será possível tocar nos objetos, fotografá-los e até vesti-los, como os caps ferroviários. Só não será permitido manusear objetos que representem algum risco para os visitantes. O equipamento terá ainda uma sala de produção, com capacidade para dez pessoas e iluminação em LED, onde será feita a exibição de antigos filmes ferroviários. O museu ficará integrado ao Posto de Informações Turísticas de Sabaúna, que foi inaugurado no ano de 2010 e está dentro da estação ferroviária. Com a entrega do museu, os dois passarão a funcionar de terça-feira a domingo, das 9h às 15h. A entrada e visitação são inteiramente gratuitas.

O museu foi montado com recursos próprios da ANPF e uma verba de R$ 2 mil do Fundo Municipal de Turismo. A Prefeitura entrou com parte da mão de obra, que foi complementada por associados e voluntários da ANPF. “O museu é um presente para o distrito, que está completando neste ano 387 anos e é também uma homenagem a toda a história da ferrovia no Brasil e aqui no distrito. Sabaúna já faz parte do city tour Mogi para Mogianos e é um local com grande potencial turístico. Com este museu, nossa expectativa é que o turismo cresça ainda mais. Aproveitamos também para fazer um pedido a todos aqueles que tenham itens ligados à história da ferrovia, para que doem ou emprestem por consignação, para que eles possam ficar expostos no museu, enriquecendo cada vez mais o acervo”, destacou o coordenador municipal de Turismo, Fábio Barbosa.

Clique no link e assista a reportagem:

Trem turístico pode ser reativado entre MG e SP

07/124 - G1 Sul de Minas / Revista Ferroviária


O trem turístico que funcionava entre Poços de Caldas (MG) e Águas da Prata (SP) na década de 1990, através da Linha Férrea Mogiana, poderá ser reativado. Na semana passada, a Prefeitura de Poços de Caldas recebeu um ofício do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que autoriza a aquisição de trilhos para reativar a linha de trem. Os trilhos deverão vir do município de Barão de Cocais, na região central do estado e também de Três Corações (MG), onde estão sem utilidade.

Um estudo de viabilidade técnica foi feito pela prefeitura e apresentado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. Ao todo, deverão ser reativados 9 quilômetros de extensão da linha, divididos em dois trechos.

O trem turístico está desativado há mais de 20 anos em Poços de Caldas. A Linha Mogiana, que é um ramal de Caldas (MG), funcionou como transporte de passageiros até o ano de 1976. Em 1990, ela viabilizou o passeio turístico que era feito entre Poços de Caldas e Águas da Prata. Parte do trecho ainda funciona, mas só para o transporte de minério administrado pela Ferrovia Centro Atlântica, CBA, que é uma subsidiária da Vale. O trem sai de Poços de Caldas e segue até a cidade de Alumínio (SP).

Em abril do ano passado, centenas de pessoas participaram de uma manifestação popular pedindo a volta do trem turístico. Um abaixo-assinado também foi feito pelo retorno do serviço.