sábado, 25 de abril de 2015

Bens ferroviários cedidos pelo DNIT viabilizam projetos turísticos

25/04 - ANTT / Revista Ferroviária


Com a cessão de bens ferroviários pelo DNIT, avançam as obras de revitalização da ferrovia no município de Miguel Pereira, no Rio de Janeiro, para a implantação de um trem turístico. A cessão é uma das destinações dos bens da antiga Rede Ferroviária Federal – RFFSA realizadas pelo DNIT, órgão responsável pelos bens que não foram arrendados às concessionárias que exploram economicamente as ferrovias.

A outra forma é a realização de leilões de materiais considerados como sucata. Até dezembro de 2014, foram recebidos 6.658 bens móveis não-operacionais da Inventariança da RFFSA e foram identificados 462 bens imóveis não-operacionais, cuja propriedade passou a ser do DNIT.

A Autarquia vem trabalhando no sentido de prover a melhor destinação dos bens não-operacionais em prol da finalidade pública. Para tanto, bens desafetados de sua finalidade ferroviária, como carros de passageiros, vagões e estações ferroviárias têm sido cedidos e doados pelo DNIT à Prefeituras, Associações e OSCIPs para implantação de projetos socioculturais, como ocorre em Miguel Pereira.

Em 2014 foram pactuados 116 Termos de Compromisso visando a guarda e conservação de 404 bens sob risco de degradação. Em 2015 esse patrimônio será cedido ou doado aos responsáveis. As estações ferroviárias destinadas foram limpas e protegidas pelos responsáveis. Já o material rodante cedido está sendo usado em projetos de trens turísticos.

Atualmente, estão em andamento no DNIT 55 Termos de Cessão de bens não operacionais, a exemplo de antigas estações e trechos ferroviários que pertenciam à RFFSA, extinta em 2007. A RFFSA chegou a operar uma malha que compreendia cerca de 22 mil quilômetros de linhas férreas. Os bens arrendados são chamados bens operacionais e os que não foram arrendados, bens não-operacionais.

Coube ao DNIT receber os bens móveis e imóveis operacionais; os bens móveis não-operacionais utilizados pela Administração Geral e Escritórios Regionais da extinta RFFSA; os demais bens móveis não-operacionais, incluindo trilhos, material rodante, peças, partes e componentes, almoxarifados e sucatas, que não tenham sido destinados a outros fins; os bens imóveis não operacionais, com finalidade de constituir reserva técnica. Os bens imóveis não-operacionais que não constituem reserva técnica foram transferidos à SPU e os bens com valor histórico e cultural foram transferidos ao IPHAN.

Além disso, as modificações sofridas nos bens arrendados às concessionárias também são operadas e controladas pelo DNIT, visando a confiabilidade e segurança do controle patrimonial operacional.

As solicitações de bens ferroviários podem ser realizadas por Prefeituras, Governos Estaduais e órgãos e entidades do Governo Federal, bem como entidades sem fins lucrativos e OSCIPs.

Justiça fixa prazo para restauro de Estação Ferroviária de Paranaguá

25/04 - G1 PR / Revista Ferroviária


Uma decisão judicial determinou o prazo de 90 dias para que Estação Ferroviária de Paranaguá, no litoral do Paraná, seja restaurada. Considerada patrimônio histórico do estado, a estação está abandonada com paredes e tetos danificados. O município, porém, afirmou que irá recorrer da decisão.

A Estação Ferroviária de Paranaguá foi construída em 1983 e, conforme a Secretaria Estadual de Cultura, tombada em 1990. A construção está associada à decisão imperial de que o espaço seria o ponto final do traçado entre o litoral e o planalto.

A estrada férrea que liga Paranaguá a Curitiba foi concluída em 1885 e é a mais antiga do estado - considerada um dos marcos da engenharia ferroviária nacional em virtude dos obstáculos do terreno de serra.

O pedido de restauro imediato foi apresentado pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) em 13 de março deste ano. Seis dias depois, a juíza Giovana Ehlers Fabro Esmanhotto, da Vara da Fazenda Pública de Paranaguá, decidiu favorável ao MP-PR. A magistrada afirmou que bens tombados devem ter a estrutura preservada e as características mantidas, por se tratar de patrimônio de valor histórico e cultural.

Além disso, a juíza destacou a responsabilidade do poder público no papel de conservação.

Prefeitura vai recorrer

A Prefeitura de Paranaguá informou que já foi notificada da decisão liminar, porém, declarou que irá recorreu ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

“Entretanto, é importante destacar o esforço da atual gestão em recuperar o prédio da Estação Ferroviária, um ícone turístico de Paranaguá. No ano passado a Prefeitura de Paranaguá já tinha conseguido a liberação de R$ 1,3 milhão do Ministério do Turismo para o restauro”, diz nota oficial encaminhada pela administração municipal. 

A prefeitura ainda alega ter conseguido mais R$500 mil para o restauro e que existe um processo licitatório em andamento para que a obra seja iniciada.

Em janeiro deste ano, o Executivo municipal necessitava de uma certidão negativa do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) para dar andamento à liberação dos recursos. Nesta terça-feira, a administração municipal informou que está em dia com a documentação, inclusive, com o acordo junto à Caixa Econômica Federal (CEF) assinado.

Impacto no turismo

Desde o início dos anos 2000, a estação ferroviária não é mais utilizada, uma vez que não existe mais transporte de passageiros. O passeio de trem pela Serra do Mar termina em Morretes.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), Rafael Gutierrez, o a medida foi ruim para os comerciantes de Paranaguá e até para a Ilha do Mel já que o número de turistas caiu significativamente.

Estação ferroviária 'fantasma' de 100 anos é descoberta em Londres

25/04 - Tribuna Hoje / Revista Ferroviária


Uma estação de trem 'fantasma' fechada há cerca de 100 anos foi descoberta em Londres.
O local funcionou de 1902 a 1915, antes de ser desativado por causa da concorrência com bondes e ônibus e também devido à eclosão da 1ª Guerra Mundial.

Operários da Thameslink, a companhia metroferroviária de Londres, descobriram a estação Southwark Park durante o trabalho de reforma de algumas das linhas atuais, iniciativa orçada em 6,5 bilhões de libras (R$ 30 bilhões).


Segundo Greg Thornett, responsável pelo projeto, "descobrimos os rastros das antigas plataformas enquanto estávamos nos preparando para construir um viaduto sobre o qual passaria um novo trilho e agora estamos trabalhando no telhado da antiga bilheteria para instalar as antigas claraboias".
"Os viadutos antigos serão substituídos por estruturas novas, mais modernas, mas que foram desenhadas para coexistir com a arquitetura antiga. É emocionante ver essa transformação e uma sensação de dever cumprido quando os primeiros trens passarem por aqui", acrescentou Thornett.