sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Ferrovias paulistas são tema de exposição

17/02 - O Arquivo Público do Estado de São Paulo acaba de lançar a exposição virtual "Ferrovias Paulistas", que mostra a trajetória do sistema ferroviário em território paulista desde meados do século XIX até os dias atuais. A exposição traz documentos de época e oferece, para os professores e estudantes, propostas de atividades pedagógicas que podem ser utilizadas em sala de aula ou como material de estudo individual. A exposição ficará disponível permanentemente no endereço http://www.blogger.com/www.arquivoestado.sp.gov.br/exposicao_ferrovias.

"As ferrovias fazem parte da história de São Paulo e foram fundamentais no desenvolvimento econômico e na expansão da agricultura no estado, servindo durante décadas como meio de transporte principal de mercadorias dentro do território paulista", explica o texto que apresenta a exposição. Dividida em seis ambientes, ela trata do surgimento das ferrovias paulistas, em 1867, a partir de investimentos públicos e de recursos do café, passando pelas "greves ferroviárias" da primeira metade do século XX, e pela formação da Fepasa (Ferrovias Paulistas S.A.), na década de 1970, entre outros assuntos.

Ao todo, 162 documentos foram digitalizados para esta exposição, entre ofícios, requerimentos, fotos, mapas e jornais. Um dos principais destaques da exposição são as fotos da primeira estação da Cia Paulista, inaugurada em Rio Claro em 1876, além de imagens de trens que foram usados para o carregamento de café e para o transporte de imigrantes recém-chegados ao País. Além disso, diversos mapas mostram a expansão da malha ferroviária paulista.No seu auge, na década de 1940, o Estado de São Paulo contava com 17 companhias ferroviárias que, somadas, atingiam a marca de 8.622 quilômetros de trilhos. A expansão do plantio do café e da malha ferroviária também contribuiu para o povoamento no interior paulista. "É interessante observar o nascimento de muitas cidades do oeste do Estado ao longo da malha ferroviária", explica Carlos Bacellar, coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo e professor do Departamento de História da USP.

A exposição "Ferrovias Paulistas" tem como público-alvo os professores e estudantes do Ensino Básico e as demais pessoas interessadas no tema, podendo ser aproveitada pelos docentes no ensino da disciplina de História.

Fonte: DCI / por Revista Ferroviária

Nenhum comentário:

Postar um comentário