sexta-feira, 15 de março de 2013

Três licitações para ferrovias em SC estão confirmadas até o fim de 2013


15/03 - As licitações para a construção de três ferrovias em Santa Catarina devem ocorrer até o fim deste ano. As informações são do debate que ocorreu na tarde desta sexta-feira na Federação das Indústrias (FIESC) com a presença do presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, da Valec Engenharia Construções e Ferrovias, e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O caminho a ser construído para cada uma das ferrovias ainda não foi escolhido, mas todos os presentes concordaram que o meio de transporte será importante para a economia de Santa Catarina.

Serão três traçados: a ferrovia Litorânea, Leste-Oeste e Norte-Sul. As obras devem iniciar, segundo Bernardo Figueiredo, no início de 2014. O presidente da Valec, Bento José de Lima, também compareceu à reunião e avaliou Santa Catarina como um dos piores Estados do Brasil quando o assunto é malha ferroviária. Além desses nomes, também compareceram deputados federais e estaduais, o governador Raimundo Colombo, secretários e líderes empresariais.

::Ferrovias no Estado

Atualmente, Santa Catarina já tem 980 quilômetros de ferrovias operados pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e pela América Latina Logística (ALL). O complexo ferroviário apresenta 15 mil quilômetros de extensão por onde passam 584 locomotivas e 17,5 mil vagões. São transportados os seguintes produtos: autopeças, químicos, eletroeletrônicos, papel e celulose, madeira, combustíveis e fertilizantes.

A FTC têm 164 quilômetros de extensão, dez locomotivas e 443 vagões. A ferrovia interliga a região carbonífera de Santa Catarina ao Porto de Imbituba, passando por de Capivari de Baixo, onde se situa a usina termelétrica Jorge Lacerda. A malha também passa por Imbituba, Laguna, Tubarão, Sangão, Jaguaruna, Içara, Criciúma, Siderópolis, Morro da Fumaça, Urussanga e Forquilhinha.

Fonte: Diário Catarinense / por Jornal de Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário