terça-feira, 6 de setembro de 2011

Presidente do Simefre participa da cerimônia de abertura da 17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

José Antônio Fernandes Martins, presidente do Simefre - Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários estará na cerimônia de abertura da 17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que acontecerá no dia 13 às 14h00, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Com o tema central “O Futuro está nos trilhos – Os caminhos para o desenvolvimento”, a Semana de Tecnologia realizada pela AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô) acontecerá de 13 a 16 de setembro de 2011.

Além do presidente do Simefre, o painel de abertura contará com a presença das seguintes autoridades: Rômulo dos Santos Fortes, presidente do Metrô de Fortaleza; José Geraldo Baião, presidente da AEAMESP; Sérgio Henrique de Passos Avelleda, diretor presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô e da Associação Latino-americana de Metrôs e Subterrâneos - Alamys; Joubert Fortes Flores Filho, presidente da ANPTrilhos - Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos; Luiz Valença de Oliveira, presidente da Via Quatro - Concessionária da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo;Vicente Abate, presidente da Abifer - Associação Brasileira da Indústria Ferroviária e Joaquim Lopes da Silva Júnior, diretor presidente da EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.

Em sua 17ª edição, o encontro tem como proposta reunir técnicos, entidades, empresas e órgãos públicos municipais, estaduais e federal para discutir novas tecnologias no setor de transportes no País e no mundo, bem como debater estratégias de investimentos tanto para o transporte de passageiros como para o de cargas.

“Para que o Brasil desponte como uma das lideranças no cenário global são necessários maiores investimentos em infraestrutura, principalmente em sistemas estruturantes sobre trilhos, para organizar o transporte, a mobilidade e a acessibilidade em suas principais cidades”, diz Jayme Domingo Filho, vice presidente da AEAMESP e coordenador técnico do evento.

Segundo José Geraldo Baião, presidente da AEAMESP, o tema “O Futuro está nos Trilhos! Os caminhos para o desenvolvimento” tem como objetivo mostrar os benefícios sócio-econômicos e ambientais que os investimentos em sistemas sobre trilhos produzem. Por isso, a importância de unirmos os esforços dos governos, da indústria, das operadoras, das entidades de classe, dos profissionais da área tecnológica e dos cidadãos brasileiros na construção de um novo País, com projetos metroferroviários e de infraestrutura para serem implantados a curto, médio e longo prazo.

De acordo com o coordenador técnico e vice-presidente da AEAMESP, Jayme Domingo Filho, a 17ª Semana de Tecnologia ampliou para 44 apresentações de trabalhos técnicos em sua grade, proporcionando aos profissionais e às empresas a oportunidade de mostrarem o desenvolvimento tecnológico do setor de transportes. Estarão presentes temas referentes às áreas de engenharia civil e sistemas, planejamento, manutenção, integração dos modos, pesquisa e novos modos de transportes que atualmente estão sendo discutidos e implantados no País. Entre eles, estão os Monotrilhos, VLTs e TAV, proporcionando um rico e importante intercâmbio de conhecimentos.

Nos painéis de debates estarão em pauta: as políticas públicas e sua integração, a importância do planejamento urbano nas cidades, projetos sustentáveis na ocupação do solo, as diversas ações e soluções para a preservação do meio ambiente, investimentos permanentes no setor de transporte público sobre trilhos, nas cidades e na ligação entre elas, com trens regionais ou de longo percurso; a logística integrada no transporte ferroviário de carga e passageiros e a expansão da malha metroferroviária no País.

“Procuraremos mostrar para a sociedade organizada, órgãos de governo e agentes financeiros a importância de se considerar, no cálculo da taxa de retorno dos investimentos, também os ganhos das externalidades monetizáveis”, diz Baião.

Serviço

17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Data: 13 a 16 de setembro de 2011

Local: Centro de Convenções Frei Caneca

Endereço: Rua Frei Caneca, 596, 4º andar – São Paulo - SP

Fonte: Digital Assessoria Comunicação Integrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário