terça-feira, 20 de setembro de 2011

Filme Memorável Trem de Ferro concorre a prêmio em festival de cinema de Piratuba/SC

20/09 - Comprovando a natureza ruralista e o olhar aventureiro despertado para a saga de colonização regional, Memorável Trem de Ferro tem projeção garantida no III Festival Nacional de Cinema Rural de Piratuba – SC. A obra que compete na categoria Documentário, concorreu com pelo menos outras 60 produções nacionais para chegar a etapa final da mostra competitiva.




A produção cinematográfica apresenta fortes ligações com a temática rural em detalhes que vão muito além do que é possível ver na grande tela. O filme gravado em quatro estados do país, é uma verdadeira viagem pelo mundo à vapor, relembrando uma época que o país seguia o caminho dos trilhos de ferro, em que o trem era o principal meio de transporte.

Cenários de saudades e lembranças misturadas à modernidade estão presentes nessa obra que resgata a história de um dos mais audaciosos empreendimentos da construção ferroviária mundial; a Ferrovia São Paulo – Rio Grande.
Inaugurada em Outubro de 1910, pela Brazil Railway Company, empresa do conglomerado Farquhar, a ferrovia que motivou a Guerra do Contestado e consequente povoamento da região, completou cem anos em completo caus e abandono.

O relato marcante da epopéia ferroviária do Contestado apresenta um outro atributo o qual o diferencia da maioria das produções do cinema nacional: Memorável Trem de Ferro é um filme produzido por um jovem da roça, filho de agricultores. Natural de Zonalta, comunidade do interior de Piratuba, Ernoy Mattiello é formado em jornalismo, iniciou a carreira no rádio aos 14 anos de idade. Em 2.000 passou a atuar como repórter televisivo e documentarista. Neto de gaúchos, que chegaram de trem em 1935 para colonizar Santa Catarina, o cineasta tem como uma das grandes paixões a pesquisa histórica e a produção documental da cultura regional. Produtor de 14 obras ente institucionais e documentários, ganhou destaque com Heimatland e a História do Kerb (2009), exibido nacionalmente e também na América Latina. Como correspondente da Rede Record no ES, já esteve várias vezes em rede nacional, mas segundo ele “nada se compara a emoção de poder mostrar a tradição e os costumes nossa gente em um documentário”, garante o cineasta.

Afinal, fazer cinema é imortalizar as cenas do cotidiano, são histórias contadas por um avô durante a infância de um menino sonhador que ganham espaço na cinematografia. Para a maioria, isso é vida real, mas para uma pequena cidade do interior catarinense, isso é cinema rural. O filme rodado em película digital, será exibido nessa quinta-feira, dia 15 de setembro no Anfiteatro do Centreventos de Piratuba. A projeção começa às 10:30 da manhã com entrada franca.

Mais Informações em:


Cleide Fátima - Diretora de Marketing e Comunicação
(11) 8649 70 00
cleidematielo@hotmail.com

Ernoy Luiz Mattiello
Móbile: (49) 9925 - 9225 / (49) 3553 - 0593
ernoy4@hotmail.com

Por: Cleide Fátima – Especial São Paulo – SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário