sexta-feira, 20 de julho de 2012

Operação da MRS na cremalheira

20/07 - Vídeo mostra a operação dos trens de carga na Serra do Mar, em São Paulo. A linha irá receber as sete locomotivas de cremalheira de maior potência do mundo, fabricadas pela suíça Stadler.
A RFTV fez mais um vídeo mostrando o dia a dia das operações da MRS Logística. Desta vez, o cenário é a linha de cremalheira da Serra do Mar, entre Cubatão e Paranapiacaba, em São Paulo. O trecho possui oito quilômetros de extensão, com inclinações de até 10% (ou seja, o trem sobre um metro a cada dez percorridos).

Para permitir a operação, o sistema de tração da locomotiva é feito com uma roda dentada que incide sobre um terceiro trilho, também dentado, colocado no centro da via. Além disso, os vagões são ancorados por duas locomotivas, que garantem a segurança operacional e trabalham segurando a carga na descida ou empurrando a carga na subida.

Em 2010, a MRS encomendou sete novas locomotivas de cremalheira, que estão sendo fabricadas pela suíça Stadler. A primeira deve chegar ao Brasil em agosto. Os modelos são os maiores e mais potentes do mundo, e devem aumentar a capacidade da linha de 7 milhões de toneladas úteis por ano para 28 milhões de toneladas/ano, por sentido.

Fonte: Revista Ferroviária

Nenhum comentário:

Postar um comentário