sábado, 14 de março de 2015

Comitiva do Vale do Itajaí tenta derrubar possibilidade de ferrovia passar pelo Norte do Estado

14/03 - O Sol Diário / Revista Ferroviária


Lideranças de Itajaí e região participaram no dia 10 de março, de uma reunião com o governador Raimundo Colombo (PSD) para pedir que o traçado da Ferrovia do Frango, ou Ferrovia da Integração _ nome mais pomposo que a obra recebeu recentemente _ tenha mantido no projeto o traçado original, ligando Dionísio Cerqueira ao Complexo Portuário do Itajaí, passando pelo Vale.

A ideia é afastar a possibilidade de o trajeto ser deslocado para o Norte, como defendem algumas lideranças no Estado. A mudança poderia trazer um prejuízo considerável à região, já que a ferrovia deverá basicamente transportar carne congelada _ o principal foco de atuação dos terminais portuários de Itajaí e Navegantes.

Enviar a carga para o Norte poderia, também, facilitar a concorrência de outros terminais como Itapoá e até mesmo Paranaguá, no Paraná.

O lobby foi encabeçado pela Associação Empresarial de Itajaí (ACII), a vice-prefeita da cidade, Dalva Rhenius (PSB), o prefeito de Itapema, Rodrigo Bolinha (PSDB) e o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB), além de representantes do empresariado de toda a região, do Porto de Itajaí e da Portonave.

O pedido foi para que além da questão técnica, seja levada em consideração também a questão política. A definição do traçado deve ocorrer entre 45 e 60 dias e, de acordo com o presidente da ACII, Eclésio da Silva, o governador acenou apoio à proposta da ferrovia via Vale do Itajaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário