terça-feira, 22 de maio de 2012

Museu Ferroviário em Curitiba preserva mais de 40 relógios antigos



22/05 - Na sexta feira, dia 18 de maio, o mundo comemorou o Dia Internacional do Museu. Na ocasião, diversos países lembraram a data promovendo eventos comemorativos nesses espaços de manutenção da memória.
Em Curitiba, uma das maiores referências de preservação do patrimônio fica localizada nas dependências do Shopping Estação. O Museu Ferroviário foi implantado onde antigamente funcionava a Estação Ferroviária da cidade, fundamental para interligar as cidades de Curitiba e Paranaguá e possibilitar o trânsito da erva mate, base da economia paranaense durante o século XIX.

No local, estão expostas peças, mobiliários e instalações históricas que buscam reproduzir o antigo funcionamento da estação. Até uma locomotiva utilizada no início do século XX pode ser visitada.
Acervo de relógios

Outra particularidade do acervo do Museu Ferroviário são os mais de 40 relógios que o espaço abriga. Utilizados em diversas estações do Paraná, eles foram por muito tempo fundamentais para cronometrar o trânsito dos trens pelos trilhos e evitar possíveis acidentes entre eles.
A precisão dos relógios das estradas de ferro chegou a ser tamanha que atraia diariamente às estações centenas de pessoas que desejavam acertar seus relógios.
Os artigos não estão disponíveis para visitação do grande público, mas podem ser filmados e fotografados pela imprensa e vistos por pesquisadores e estudiosos do tema. Neste caso, as visitas precisam ser previamente agendadas com o Museu.

Serviço
Museu Ferroviário –             (41) 3094-5346      
Shopping Estação
Av. Sete de Setembro, 2775 Rebouças
Curitiba/PR
            (41) 3094-5300       | www.shoppingestacao.com.br 

Fonte: Amantes da Ferrovia

Nenhum comentário:

Postar um comentário