domingo, 6 de maio de 2012

Trens como feixes de luz

06/05 -  O fotógrafo americano Aaron Durand transforma trens em movimento em feixes de luz em suas imagens.

Quando começou a fotografar, o principal tema de seu trabalho era a arte urbana.

O grafite (como tema) torna usar uma câmera relativamente fácil, porque as paredes não se movem. Então, você pode ter calma para fazer as imagens, disse Durand à BBC Brasil.
Muitos dos lugares onde há grafite ficam perto de trilhos de trem, para que os passageiros vejam a arte. Assim que fiquei satisfeito com meu trabalho como fotógrafo de grafite, apontei a câmera para o outro lado e comecei a fotografar os trens que estavam passando.

Durand conta que as imagens são sempre feitas à noite, de preferência logo após o pôr do sol, e como o trabalho ainda é um hobby, a maioria das fotos foi feita perto de San Francisco, na Califórnia, onde ele vive.

O efeito de luz é conseguido usando velocidade baixa no obturador.

Cada imagem captura a passagem de um trem. E, em cada caso, isso leva algo entre 30 e 90 segundos. Isso não conta o tempo de chegar lá, preparar tudo, descobrir que trem vai passar e em que direção. Essas coisas levam tempo, mas quase sempre tiramos as fotos depois do trabalho, por diversão.

Fotografar perto de trilhos de trem pode ser perigoso, por isso Durand diz que sempre faz o trabalho acompanhado. Segurança em primeiro lugar, sempre.

Clique aqui e veja galeria de imagens de Aaron Durand.

Fonte: BBC Brasil / por Revista Ferroviária

Nenhum comentário:

Postar um comentário