domingo, 17 de junho de 2012

Caminhos do Trem na Subida


17/06 - Depois de meses de trabalho árduo, o trecho inicial por onde passará o trem, na localidade da Subida, está reaberto e sendo estruturado com os trilhos e dormentes e, em breve, permitirá a passagem da locomotiva “Maria-Fumaça”.

O apito marcante da Maria-Fumaça, que foi referência para os moradores da região até 1971, voltará a soar nos próximos meses com a reinauguração de um trecho da linha férrea e a implantação de uma nova rota turística regional.
Cerca de 3,2 mil metros na localidade da Subida foram recuperados em parceria envolvendo o CESAP, Prefeitura de Apiúna e Fundação Tremtur/ABPF-SC.

Nesta comunidade, que tem parte da história marcada pelo trem, será o local em que a Maria-Fumaça iniciará os passeios. A locomotiva sairá do “centrinho” da Subida e passará, novamente, pelo túnel do “Baú” e o viaduto de dois arcos, edificado em granito rosa, seguindo em direção ao Alto Vale. O trecho brindará os passageiros com vista panorâmica para o rio Itajaí-Açu, remanescentes da Mata Atlântica, passando pelo pátio da Usina Salto Pilão.

O projeto segue com a colocação dos dormentes e dos trilhos. Na Subida, está prevista também a construção de uma estação com terminal de embarque, de onde partirá o trem.

.Parcerias

Desde o início do Projeto da Usina Salto Pilão, juntamente com a Fundação Tremtur/ABPF-SC (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), o CESAP é parceiro da empreitada para a reinstalação de trecho da antiga Estrada de Ferro Santa Catarina, a chamada Ferrovia das Bromélias.

Com a Prefeitura de Apiúna, o CESAP viabilizou ações para a reabertura do antigo leito da ferrovia na Subida, num trecho de 3,2 mil metros, além do fornecimento de pedras, recuperação de ponte e viaduto. Em Rio do Sul, na sede da Tremtur, junto à outrora Estação Matador, o empreendedor auxiliou na instalação do museu ferroviário e na reforma de um reservatório de água para abastecimento da locomotiva.

O trem, associado a outros atrativos como o rafting e a própria usina, credenciam a Subida como uma localidade de grande interesse ao turismo no Vale do Itajaí.

Foto: Jair Fabiciack - AGL Ibirama
Fonte: Amantes da Ferrovia

Nenhum comentário:

Postar um comentário