sábado, 30 de junho de 2012

Locomotiva de 1891 será restaurada em São Carlos-SP

30/06 - A locomotiva que fica na Praça Brasil da Vila Nery, em São Carlos (SP), foi transferida para a Estação Cultura na segunda-feira (25). Será iniciado um processo de restauração para que ela volte a circular na cidade.
A transferência da locomotiva durou cerca de cinco horas. A intenção da troca de local é preservar a locomotiva e que ela esteja em um lugar mais adequado à visitação do público. Na estação, a Fundação Pró-Memória vai iniciar o processo de recuperação do trem.

Em 2011, uma equipe especializada em restauro esteve em São Carlos para uma avaliação e concluíram que ela está em bom estado de conservação e sua reativação é viável.
A proposta é restaurar a locomotiva e colocá-la em funcionamento dentro do projeto “Trem Turístico", elaborado pela Prefeitura de São Carlos. O projeto prevê o trajeto de um trem de turismo cultural na área urbana, entre a Estação Cultura e a Estação Conde do Pinhal, totalizando um percurso de cerca de 11,2 quilômetros.

Origem

A locomotiva Baldwin de 1891 é de origem americana e foi propriedade da Douradense e uma das primeiras locomotivas a circular na estrada de ferro de São Carlos. Ela passou para a companhia Rioclarense e depois a Companhia Paulista, sendo doada à prefeitura pela empresa na década de 1960, quando várias máquinas à vapor foram destruídas.

Fonte: G1 / por Revista Ferroviária

Nenhum comentário:

Postar um comentário