domingo, 21 de outubro de 2012

Arquivo Público de São Paulo receberá acervo da RFFSA


21/10 - O Ministério Público Federal e o Arquivo Público de São Paulo assinaram na terça-feira (16/10) um Termo de Compromisso para a Salvaguarda do Acervo Iconográfico, Sonoro e Audiovisual da antiga Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). O acordo garante ao Arquivo Público a guarda temporária do acervo por 100 anos.

A transferência do acervo vem sendo avaliada pelo Ministério Público de São Paulo há seis anos e busca resguardar e proteger o patrimônio cultural da RFFSA.  “Hoje o acervo iconográfico, sonoro e audiovisual da Rede Ferroviária Federal encontra-se disperso e com risco de perecimento. A ação do Arquivo Público é importante para a memória coletiva e a identidade regional”, explica a procuradora da República Adriana da Silva Fernandes.

O Arquivo Público do Estado de São Paulo já abriga, desde 2002, 1.231 negativos de vidro do acerto da extinta Fepasa/RFFSA. Esses objetos também serão listados no termo de compromisso.

A assinatura do documento aconteceu na sede da Procuradoria da República em São Paulo. Assinaram o documento o representante do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Carlos de Almeida Prado Bacellar; o inventariante da RFFSA, José Francisco Cruz; a superintendente do Iphan, Anna Beatriz Ayroza Galvão; representantes do Arquivo Público Nacional; e a procuradora da República Adriana da Silva Fernandes. 

Fonte: Revista Ferroviária

Nenhum comentário:

Postar um comentário