domingo, 21 de outubro de 2012

Confirmada licitação para a Ferrovia Norte/Sul


21/10 - O Ministério dos Transportes divulgou na segunda-feira (18), o edital de nº 003/2012 para a execução dos estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Ferrovia Norte/Sul, em três lotes. Um deles corresponde ao trecho de Panorama/SP a Chapecó/SC.

O segundo lote trata do trecho de Chapecó a Porto Rio Grande/RS. E o terceiro é sobre a ligação ferroviária do trecho Maracajú/MS a Cascavel/PR. O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, durante o Seminário Ferrovias e Desenvolvimento Regional, promovido pela Frente Parlamentar das Ferrovias, na segunda-feira (18), em Chapecó.

O presidente da Frente Parlamentar, deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), destaca a atuação da Frente para a expansão da ferrovia, que agora vai cortar o sul do país. “Não hesitamos em buscar junto ao Governo Federal a expansão da Norte/Sul até o Porto de Rio Grande, passando por Chapecó”, comemora o deputado. Ele ressalta ainda a garantia dos R$ 43 bilhões no Plano Plurianual (PPA 2012-2015), ainda no ano passado, para as obras ferroviárias, que inclui os projetos de Santa Catarina.

Ferrovia da Integração

O ministro confirmou ainda que em 60 dias deverá será publicado o edital para a licitação do EVTEA da Ferrovia da Integração. Com uma extensão de cerca de 700 quilômetros, ela vai ligar o Porto de Itajaí à fronteira da Argentina, no Extremo Oeste do estado.

Para o deputado Pedro Uczai, a ferrovia é estratégica para o escoamento da nossa produção através dos portos catarinenses, que além de reduzir os custos, agregar valor aos nossos produtos, vai potencializar as exportações para os países do Mercosul e da Ásia. “Ainda em 2010 garantimos a inclusão da Ferrovia da Integração no PAC2, pois é impossível pensar o desenvolvimento das nossas regiões somente pelas rodovias”. Segundo ele, “a ferrovia é um transporte mais barato, mais seguro e ambientalmente sustentável, além de desenvolver as regiões por onde ela vai passar”, finaliza.

Fonte: Blog de Pedro Uczai

Um comentário:

  1. ”Alternativa tecnicamente melhor para Tocantins, Goiás, Minas e São Paulo de expansão e trajeto da ferrovia Norte Sul”
    Proposta de extensão do trajeto para linha ferroviária Norte Sul, que além de mais vantajosa com relação à proposta original, que está planejada para passar pelos extremos oeste mineiro, Limeira do Oeste e Iturama, e paulista em Santa Fé do Sul e Fernandópolis em locais de baixas demandas e fluxo de cargas, além de um custo e tempo muito maior para a implantação e operação a se somar aos vários anos paralisadas, ela é extremamente benéfica, econômica, de mais rápida utilização e tecnicamente mais conveniente principalmente para uma região importantíssima em Minas, o Triângulo Mineiro, que de sua divisa com Goiás no município de Itumbiara como Monte Alegre de Minas, Prata e Frutal, até adentrar ao centro norte de São Paulo na cidade de Colômbia, se irá restaurar, reaproveitar e revitalizar praticamente 100% das malhas paulistas e mineiras existentes rumo ao interior que hoje se encontram ociosas ou subutilizadas, além do fato de terminar exatamente no mesmo local, o município de Panorama, podendo eventualmente ser utilizada para os futuros trens regionais de passageiros entre São Paulo e Brasília, algo que se torna inviabilizado se for mantida a atual proposta original política, ou ainda por Araguari, Uberlândia, Uberaba, Ribeirão Preto, Campinas e São Paulo atualmente servidas por uma ferrovia particular, que poderá ser revigorada, uma vez que hoje funciona de forma precária a F C A antiga Mogiana que recentemente devolveu centenas de km de linhas e utiliza a bitola métrica e poderá instalar a mista e que finalmente poderá ter sua ligação consistente com São Paulo rumo ao porto, que é logisticamente mais conveniente, evitando que haja um trajeto inútil “passeio” pelo interior, e mais centenas de km de ferrovias paulistas tenham o mesmo destino das devolvidas pela FCA, ou seja o sucateamento.
    O texto complementar completo referente ao estado de SP pode ser visto em “Abrir os gargalos” na Revista Ferroviária, ou em São Paulo TREM jeito, onde consta um mapa ilustrativo.
    “Como conseguir 700 km de ferrovias a custo mínimo” de Paulo Roberto Filomeno

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