04/07 - Antes mesmo da audiência pública convocada pela Comissão de
Transportes da Assembleia, para 10h desta sexta-feira (5), na Câmara
Municipal de Canoinhas, o deputado Antonio Aguiar (PMDB) recebeu a
informação que a concessionária ALL pretende recuperar os trechos de
Mafra a Porto União, e deste município até Passo Fundo, incluindo o
restante do percurso catarinense da Ferrovia do Contestado até o final
de 2016. O compromisso foi assumido pela gerente de relações
institucionais e patrimônio, Renata Trevisan, que procurou Aguiar para
prestar esclarecimentos sobre o plano de recuperação de ramais
desenvolvidos pela América Latina Logística.
A representante da ALL assegurou que o trecho Porto União – Passo
Fundo, incluindo o percurso pelo meio-oeste catarinense, até Piratuba,
deve ser recuperado a partir de janeiro do próximo ano. E que o percurso
desde Mafra até Porto União terá obras de recuperação a partir de 2015.
São compromissos assumidos com o governo federal, por meio da Agência
Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), relacionados ao contrato de
concessão da malha ferroviária. A ALL é responsável por mais de 13 mil
quilômetros da malha ferroviária e Aguiar vem criticando o total
abandono da Ferrovia do Contestado: “Chegaram a retirar trilhos bons do
trecho entre Mafra e Porto União, está tudo documentado”, disse o
deputado à representante da empresa. “Desmancharam vagões, o patrimônio
está abandonado”, completou.
A decisão da ALL de recuperar a ferrovia, prevista no contrato de
concessão, amenizou as críticas. A empresa alega que a ferrovia é antiga
e tem capacidade limitada para o transporte de carga. “A vocação ideal
seria turística”, disse Renata Trevisan. Aguiar, no entanto, acha que o
ramal ainda pode ter destino econômico, e sugere a revisão da bitola de
trilhos e reforço do berço da ferrovia. Ele defende a integração do
ramal ao projeto da ferrovia Leste-Oeste, ou “Ferrovia do Frango”, ainda
em projeto. Mas a representante da ALL pondera que aquele é um projeto
de outra concessionária, a EPL, e que haverá dificuldade de integrar uma
ferrovia moderna com outra antiga.
Audiências – Programada para 10h desta sexta-feira (5), a audiência
em Canoinhas tem por proposta o aproveitamento da Ferrovia do Contestado
como parte da futura ligação do Oeste ao litoral, até o porto de São
Francisco do Sul. Aguiar defende, também, a implantação de ramais
litorâneos, viabilizando acessos para os portos de Itapoá e Itajaí. E a
interligação ferroviária com ligações entre o centro-oeste e o sul do
país, para viabilizar o abastecimento de grãos para as agroindústrias e
seus integrados. Outra audiência está programada para a tarde de
sexta-feira, a partir de 17h, em Mafra, também com a proposta de debater
a valorização das ferrovias regionais.
Fonte: Alesc / por Revista Ferroviária
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