domingo, 15 de fevereiro de 2015

Projeto transforma linhas aposentadas de metrô em ciclovia

15/02 - Época Negócios / Revista Ferroviária


As ruas, já tomadas por carros e pelo comércio, nem sempre são o espaço mais amigável para os ciclistas. Um projeto premiado esta semana em Londres pretende resolver esse problema com uma solução inusitada: criar uma ciclovia subterrânea.

A proposta, batizada de "The London Underline", foi elaborada no ano passado pelo escritório Gensler e inspirada pela infraestrutura da capital da Inglaterra - que possui vários túneis de metrô desativados. A ideia seria renovar esses espaços para criar um local de circulação para pedestres e ciclistas, além de equipá-lo com lojas e espaços culturais. Em alguns trechos, o Gensler propõe a instalação de um piso especial que transformaria a energia dos passos em energia elétrica e seria capaz de iluminar os túneis.

O London Underline ganhou o prêmio de Melhor Projeto Conceitual no London Planning Awards. "Agora que Londres atingiu seu maior nível populacional da história precisamos pensar com criatividade sobre como maximizar o potencial da nosa infraestrutura. A adaptação dos túneis subutilizados de trem e metrô oferecem um acréscimo rápido e simples à nossa rede estrutural, afirmou em nota  Ian Mulcahey, co-diretor do escritório londrino da Gensler. Será que a moda pega?

Nenhum comentário:

Postar um comentário