terça-feira, 28 de maio de 2013

Trilhos da antiga ferrovia são encontrados durante escavação em Blumenau





28/05 - Corroídos pela umidade e pelo esquecimento, três metros de trilhos surpreenderam nesta segunda-feira operários que faziam escavação da Rua Bahia para obras de implantação da rede de esgoto. Resquícios da antiga Estrada de Ferro de Santa Catarina ressurgiram contorcidos ao serem puxados pela retroescavadeira que abria uma vala às margens da Rua Bahia, na saída da Rua Caramuru. Além dos trilhos, os três dormentes de madeira também estavam intactos.
Os trilhos foram encontrados por um grupo de trabalhadores da empresa Ramos Terraplanagem, que presta serviços terceirizados à Foz do Brasil em Blumenau. Por causa do achado, as obras tiveram de ser interrompidas. Após 105 anos, os caminhos do trem que haviam sido desativados em 1971 reapareceram. Apesar da surpresa, não é a primeira vez que fragmentos de um dos símbolos da pujança econômica do Vale no Século 20 são desenterrados em obras de saneamento.

Em junho de 2011, cerca de 50 metros de trilhos foram encontrados em escavações no Bairro Itoupava Seca. Desta vez, diferente da primeira, a empresa terá de fazer a retirada dos trilhos. Isto porque, o espaço da via é menor e não há outro lugar onde a tubulação de esgoto possa passar.

Segunda-feira à tarde, a Foz do Brasil enviou ao Samae um pedido para retirar o material e enviar a um depósito da própria empresa.

– Se for aceito, vamos cortar o trilho e guardar até que o Samae decida o que fazer – explica o diretor operacional da Foz do Brasil, Cleber Renato da Silva.

Para cortar, a empresa precisará fazer um trabalho especial. Como é feito por material mais forte que outros tipos encontrados pela Foz, será necessário o uso de equipamentos de maior impacto, como um maçarico, por exemplo.

A aprovação do serviço por parte do Samae deve ocorrer hoje. O presidente da autarquia, Valdair Mathias, desconhecia o fato ontem à tarde. Segundo ele, o fiscal responsável pelas obras de esgoto lhe comunicará hoje sobre os trilhos. Como o material ainda está sujo, a empresa não encontrou qualquer tipo de inscrição nos trilhos.

A função original e o tempo em que foram instalados ainda são desconhecidos. Diretora do Departamento Histórico e Museológico de Blumenau, Sueli Petry acredita que sejam ramais que se ligavam à estrada principal e serviam como ponto de manobra para vagões de carga. A estrada de ferro passava pelo trecho onde hoje está a Rua Bahia e ligava Blumenau à região do Warnow, em Indaial. O caminho foi construído no final de 1908 e a primeira viagem ocorreu em maio do ano seguinte.

Com a ausência de um mapa que aponte os locais por onde passam os trilhos, Silva acredita que novos trilhos ainda possam ser encontrados.

– É o resquício de uma história desativada em 1971, enterrada com a abertura de novos caminhos. É uma arqueologia do passado – considera Sueli.

Fonte: Jornal de Santa Catarina

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