terça-feira, 28 de maio de 2013

Estrada de Ferro Campos do Jordão volta a operar

28/05 - A Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ), paralisada desde um acidente em novembro de 2012, voltará a operar entre Campos do Jordão (SP) e Santo Antonio do Pinhal (SP) na próxima quinta-feira (30/05), feriado de Corpus Christi.  O roteiro turístico de 19 quilômetros e 2h30 de duração terá duas saídas diárias, às 10h e 14h, de quinta a domingo, a partir de Campos do Jordão. O preço da passagem é de R$ 40 para ida e volta.
A linha estava inoperante desde 03 de novembro de 2012, quando a automotriz da ferrovia descarrilou próximo a São Carlos do Pinhal, na Serra da Mantiqueira, ferindo 15 pessoas e matando outras três. Um inquérito foi instaurado pela Polícia Civil para apurar as causas do descarrilamento do automotriz na serra. Não há prazo para conclusão.  Uma sindicância feita pela EFCJ, finalizada em fevereiro, concluiu que houve imprudência do motorneiro na condução da automotriz.

O Governo do Estado de São Paulo está investindo R$ 6,5 milhões em obras de modernização da Estrada de Ferro Campos do Jordão, que incluem a recuperação dos 47 km da via permanente, aquisição de novas máquinas e equipamentos de manutenção da ferrovia. Essas obras tiveram início em setembro de 2012, dois meses antes do acidente.

Segundo o governo, já foram trocados mais de quatro mil metros de trilhos e 11 mil dormentes, além da recuperação da margem do Rio Paraíba, sob a ponte ferroviária. A EFCJ também concluiu os trabalhos de nivelamento de trechos da linha férrea, a construção de canaletas de drenagem e serviços de contenção de encostas.

Fonte: Revista Ferroviária

Nenhum comentário:

Postar um comentário