quinta-feira, 8 de março de 2012

Estação mais alta da Europa comemora 100 anos

08/03 - Situada a 3.454 metros de altura, a estação ferroviária de Jungfraujoch, nos Alpes suíços, completa cem anos em 2012. O país realiza uma série de comemorações para a data não passar em branco.

No próximo dia 8 de março, os Correios da Suíça lançam um selo comemorativo do centenário da estação. A moeda de 20 francos suíços também vai ganhar uma cunhagem especial, em homenagem à estrada de ferro de Jungfrau. Exposições em Berlim, Londres, Paris, na Exposição Mundial de Yeosu, na Coreia do Sul, e na Casa da Suíça de Londres, durante os Jogos Olímpicos, também lembrarão o feito.

No dia 21 de fevereiro de 1912, 16 anos após o início dos trabalhos, a equipe de construção de túneis conseguiu atingir o glaciar em Jungfraujoch - o ponto mais baixo da passagem que divide os picos de Jungfrau (4.158 m) e Mönch (4.107 m), entre as regiões de Berna e Interlaken. A estação entrou em operação no dia 1º de agosto daquele ano e viraria um cartão-postal nos anos seguintes. Do local, é possivel ver o glaciar de Aletsch, o mais extenso do continente, e ter acesso ao centro de observação Sphinx, edifício instalado em maior altitude da Europa.
Como parte das comemorações, o artista Gerry Hofstetter iluminou a face norte de Jungfrau com uma projeção da bandeira suíça no último Réveillon.

Fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário