domingo, 2 de outubro de 2011

Ferrovias de Santa Catarina continuam na pauta do Ministério

02/10 - Os projetos ferroviários em curso no estado de Santa Catarina, entre eles a Ferrovia Norte/Sul, Ferrovia Litorânea e a Ferrovia da Integração, que liga o Extremo-Oeste ao Porto de Itajaí, continuam na pauta de prioridades do Ministério dos Transportes, garantiu o ministro Paulo Sérgio Passos, no Seminário das Ferrovias, em Salvador/BA.

No encontro, o presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias, deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), conversou com o ministro sobre a importância estratégica das ferrovias para o estado. “O futuro de Santa Catarina passa pelas ferrovias”, destacou o parlamentar. Para ele, o posicionamento do ministro, ao reafirmar que os projetos da ferrovia de Santa Catarina continuam na pauta de obras prioritárias do ministério, é uma grata notícia para o estado.

Para o Ministro, o Brasil tem sua estrutura de transporte concentrada “de forma perversa no modal rodoviário”. “Precisamos, inevitavelmente, investir em outros modais de transporte, contribuindo com nossas aspirações de crescimento”. Segundo o ministro, os investimentos em ferrovias servem como instrumento propulsor, seja no fortalecimento da infraestrutura logística, como no desenvolvimento social e econômico.

Segundo Paulo Sérgio, atualmente existem cerca de 29 mil km de malha, que em parte não está sendo utilizadas. “É preciso pensar em fortalecer o setor ferroviário. Para isso, é preciso considerar a necessidade de expansão e modernização da malha” defendeu o ministro.

Nos próximos dias, Uczai deve se reunir com o ministro e com o senador Walter Pinheiro, relator do Plano Plurianual (PPA), para tratar sobre os andamentos dos projetos ferroviários de Santa Catarina.

Fonte: Pedro Uczai

Nenhum comentário:

Postar um comentário