domingo, 2 de outubro de 2011

Rota sul-africana com trem a vapor pode ser extinta

Locomotiva que era usada para a Rota dos Jardins, na África do Sul
02/10 - Era uma bela viagem pela África do Sul: um antigo trem a vapor seguindo pelo Garden Route (Rota dos Jardins), através de florestas exuberantes, sobre lagos e ao longo de praias cristalinas.

Mas o trem Outeniqua Choo Tjoe, último que fazia essa rota, não a executa mais desde agosto de 2006, quando inundações danificaram severamente o percurso de trilhos.

Eram quase quatro horas todos os dias, exceto domingos, ao longo de 67 quilômetros da costa sul desde a estação Knysna até o Museu do Transporte, em George.

Transnet, a estatal que gerencia as linhas ferroviárias do país, decidiu cortar custos no ano passado.

"Estamos ansiosos por retomar a rota, devido à importância histórica e ao turismo na área", disse Tammy Evans, porta-voz do departamento de turismo da província.

Os custos seriam de 200 milhões de rands (US$ 26 milhões) para consertar a linha, sem contar a renovação do trem parado.

Mas informações obtidas com a Transnet apontam que a linha não era lucrativa o suficiente e que "a África do Sul teria problemas mais sérios a resolver que pagar trens de brinquedo para turista brancos".

A linha costumava levar cerca de 120 mil passageiros por ano, a maioria estrangeiros, que provavelmente pagariam mais que os US$ 15 que o bilhete custava. E por isso, o governo da província local pensa que haveria como a linha se pagar.

Há o risco no entanto, de o trem se deteriorar demais e a rota se extinguir definitivamente, se as negociações demorarem muito.


Trecho de ferrovia da Rota dos Jardins, sobre a lagoa Swartvlei
 Fonte: Folha UOL / por Amantes da Ferrovia

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