quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Minas vai ter escola de ferroviários

12/10 - O governo federal e representações de classe do setor privado firmaram compromisso, na quarta-feira (4/10), em Brasília, para a implantação do Núcleo de Excelência em Transportes Ferroviários, a ser instalado em Divinópolis, Minas Gerais. O protocolo de intenções, assinado pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, objetiva a modernização do setor, no País, com investimentos na especialização de mão-de-obra.


O acordo reúne organismos públicos federais, com a participação do Ministério dos Transportes, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), além da contribuição do setor privado, através da Associação Nacional de Transportadores Ferroviários (ANTF). O Núcleo já tem seu nome de fantasia, Instituto Nacional de Tecnologia Ferroviária, e seus parceiros passam agora a definir a estruturação da entidade educacional.

“Divinópolis tem a vantagem de partir na frente, mas essa iniciativa encontrará campo para se multiplicar”, avisou o ministro Paulo Sérgio, explicando que há carência de profissionais ferroviários, no Brasil, e que a iniciativa deve ser replicada em outras cidades. “Temos que formar recursos humanos, não só em nível médio, mas em superior e de suas extensões”, continuou o ministro.

O deputado federal Jaime Martins (PR-MG) explicou que a escolha pela cidade mineira, para a implantação do Núcleo de Excelência está relacionada à vocação e à história ferroviária de Divinópolis que recebe um entroncamento da malha federal, hoje concedida. O parlamentar acredita que um projeto com as diretrizes básicas do curso devem estar concluídas até o final deste ano.

Eduardo Parente, presidente do Conselho Deliberativo da ANTF, falou do crescimento do setor, após um hiato em investimentos, na década de 90. A malha ferroviária registrava 104 milhões de toneladas transportadas, em 92, ante as 225 milhões de toneladas de carregamento, no ano passado. O setor comemora a implantação, em Juiz de Fora (MG), de um sistema de sinalização considerado o mais moderno do mundo, nas palavras do dirigente da ANTF, que revelou o interesse dos norte-americanos pela inovação. Para uma maior expansão tecnológica do setor, Parente reforçou a fala do ministro, dizendo haver “uma urgente necessidade desse tipo de profissional, no mercado”.

Maria Inês Gariglio, vice-diretora do Cefet-MG, agradeceu o que ele chamou de honraria, “pela oportunidade de um resgate histórico”, em referência à vocação ferroviarista de Divinópolis e da oportunidade da unidade do Cefet dessa cidade mineira ser a cidade-pólo que lançará o projeto que deve ser estendido por outras regiões do Brasil.

Também participaram da solenidade de assinatura do protocolo de intenções para implantação do Núcleo de Excelência: Mario Rodrigues Junior, diretor-geral substituto da ANTT; Rodrigo Vilaça, diretor executivo da ANTF; Mário Dirani, diretor de Infraestrutura Ferroviária do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes; e José Elísio Batista, secretário Municipal Adjunto de Fomento Econômico da Prefeitura de Divinópolis.

Fonte: Revista Ferroviária

Nenhum comentário:

Postar um comentário