terça-feira, 16 de agosto de 2011

Ferrovias foi tema de seminário em São Miguel do Oeste

Elaborar o diagnóstico sobre a situação das ferrovias brasileiras e definir a estratégia de retomada e expansão deste modal de transporte, foi o objetivo dos Seminários Regionais, promovidos pela Frente Parlamentar Mista das Ferrovias, da Câmara dos Deputados. O evento que aconteceu dia 5 de agosto, no Auditório das Entidades, em São Miguel do Oeste, tratou ainda sobre a situação da Ferrovia da Integração, que liga o Porto de Itajaí com a tri-fronteira em Dionísio Cerqueira.


Segundo o deputado federal, Pedro Uczai (PT/SC), presidente da Frente Parlamentar, os seminários, que estão percorrendo o país, reunindo lideranças políticas e do setor, pretende contribuir para o aprimoramento da política nacional ferroviária. Para ele, as ferrovias são estratégicas para o desenvolvimento do Brasil. “O transporte ferroviário é mais barato, mais seguro e ambientalmente sustentável. Além disso, as ferrovias mantêm as empresas nas regiões e atraem novos investimentos nas cidades por onde passam os trilhos, e ainda, contribui para a preservação das nossas rodovias”, destaca Uczai.

Para o deputado Pedro Uczai, é imprescindível que toda a grande região Oeste esteja inserida neste debate, já que o futuro do agronegócio passa necessariamente “pelas ferrovias”. “Assim como garantimos a inclusão da Ferrovia da Integração no PAC2, quando presidimos a frente parlamentar na Assembleia Legislativa, agora na Câmara dos Deputados, precisamos garantir os recursos necessários para que a obra seja viabilizada”, ressalta o parlamentar.

Para os estudos de viabilidade técnica e ambiental do trecho Itajaí/Chapecó, já ocorreram às licitações dos lotes. O Ministério dos Transportes confirmou para o segundo semestre o processo licitatório para os estudos do trecho Chapecó/Dionísio Cerqueira.

O evento reuniu lideranças políticas de todo o extremo-oeste, empresários e entidades ligadas ao setor. São parceiros do seminário: ACISMO, AMEOSC, AVEOSC, Frente Catarinense das Ferrovias, SDR/SMO e a Prefeitura de SMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário