terça-feira, 16 de agosto de 2011

Frente Parlamentar das Ferrovias avalia primeiro semestre

No último dia 4, os deputados da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias se reuniram para avaliar o primeiro semestre de atividades. Na ocasião foi definida a agenda de trabalhos para o próximo período, que conta com a realização de seminários nos estados, elaboração de um livro e a audiência com o novo ministro dos Transportes, Sérgio Passos.


Na reunião, os parlamentares aprovaram as datas para a realização dos seminários regionais no Sul, Norte e Nordeste. Em Porto Alegre (RS), o evento será no dia 26/8; em Rio Branco (AC), no dia 9/9; e em Salvador (BA), no dia 23/9.

Foi definido ainda, que no dia 16 de agosto acontecerá, em Brasília, o seminário sobre tecnologias ferroviárias. O evento vai abordar os temas capacitação profissional, industrial e normativa, e deve reunir empresas e instituições do setor, universidades, institutos tecnológicos e profissionais da área ferroviária. Também está previsto para o mês de outubro, o Seminário Nacional “Desenvolvimento e Ferrovias”.

Na próxima semana, os membros da Frente deverão se reunir com o novo ministro dos Transportes, Sérgio Passos. Na pauta, os parlamentares pretendem debater sobre a inclusão das ferrovias no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, o que para o deputado Pedro Uczai, vai garantir um novo modelo de transporte ferroviário no país. “O transporte ferroviário é mais barato, mais seguro e ambientalmente sustentável. Além disso, as ferrovias mantêm as empresas nas regiões e atraem novos investimentos nas cidades por onde passam os trilhos, e ainda, contribui para a preservação das nossas rodovias”, destaca Uczai.

A proposta do PPA deve ser enviada pelo Governo Federal ao Congresso Nacional até o fim deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário