quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Seminário debate formação profissional para o setor ferroviário

17/08 - O crescimento econômico do Brasil tem apontado para a necessidade de retomada dos investimentos em ferrovias, seja para o transporte de cargas como o de passageiros. Diante deste cenário, e do anúncio de novos projetos ferroviários, o país passa a ter outro desafio, garantir mão de obra qualificada para atender a crescente demanda. Para debater este assunto, a Frente Parlamentar Mista das Ferrovias, do Congresso Nacional, promoveu, na terça-feira (16), o Seminário Tecnologias Ferroviárias: Capacitação profissional, industrial e normativa.


Durante todo o dia, entidades do setor, universidades e institutos federais, apresentaram as demandas e propostas para suprir as necessidades apresentadas pelo cenário colocado.

Para o presidente da Frente, deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), o encontro serviu para diagnosticar a situação do país com relação à formação profissional para atender o setor ferroviário, e as necessidades que Empresas enfrentam.

"Os apontamentos levantados pelos presentes vão compor um documento que deverá ser entregue ao governo federal, para subsidiar as políticas dos ministérios da Educação, da Ciência e Tecnologia e dos Transportes, para que possamos apontar saídas para esta situação"' destaca.

Ao final do evento, o deputado Pedro Uczai acertou com os participantes a criação de um grupo de trabalho com a participação dos setores interessados, para dar continuidade aos debates. Entre as medidas, por exemplo, está a intenção de discutir ações para criar cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Ferroviária, buscar financiamento junto ao governo para novos projetos e criar um centro de estudos nessa área, com estímulo à criação de uma indústria ferroviária nacional.

Acompanharam o evento os deputados Edinho Bez (PMDB/SC), Junji Abe (DEM/SP), Celso Maldaner (PMDB/SC) e a senadora Lídice da Mata (PSB/BA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário