terça-feira, 16 de agosto de 2011

Região Sudeste debate situação das ferrovias

A Frente Parlamentar Mista das Ferrovias iniciou dia 17 de junho uma série de seminários regionais, que pretendem diagnosticar os principais problemas e apontar as respectivas e soluções para a linha férrea em todo país. A intenção é elaborar documentos individuais para cada uma das cinco regiões brasileiras, que serão compilados e apresentados oficialmente durante uma conferência nacional prevista para outubro. O primeiro seminário, referente à Região Sudeste, foi realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo. Ao final do evento, ficou definido que o diagnóstico será elaborado nos próximos meses e apresentado à Frente até o dia 15 de setembro.


No evento, o presidente da Frente Parlamentar, deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), destacou que as ferrovias são estratégicas para impulsionar o desenvolvimento do país. “O transporte ferroviários é mais barato, mais seguro e ambientalmente sustentável. Além disso, as ferrovias mantêm as empresas nas regiões e atraem novos investimentos nas cidades por onde passam os trilhos, e ainda, melhoram as nossas rodovias”. Para ele, os seminários vão servir para a elaboração do diagnóstico nacional das ferrovias e apontar os caminhos para o desenvolvimento deste modal de transporte. “A nossa intenção é discutir estrategicamente a importância do modal ferroviário. Acredito ser necessário um grande movimento que resulte no fortalecimento e aprimoramento da política nacional de transportes, tendo nas ferrovias um importante aliado no transporte de cargas e passageiros do país”, complementa.

Para o deputado paulista Junji Abe (DEM/SC), membro da Frente Parlamentar, a intenção é incluir no documento da Região Sudeste a necessidade de retomar o transporte de passageiros através dos trens. Junji destacou ainda, que o parlamento precisa dar sua contribuição para o fortalecimento deste modal. Ele lembrou que neste ano o Congresso Nacional debate o Plano Plurianual, que estabelece o planejamento orçamentário do Governo Federal, e que seria o momento para dar o devido destaque as ferrovias, garantindo recursos para as obras em execução e o início das que estão em estudos.

O evento contou com a presença dos secretários de transportes dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, além de deputados federais, estaduais, representantes do Ministério dos Transportes, da ANTT, das empresas ferroviários, sindicatos e ferroviários.

No dia 20 de junho foi a vez dos estados do Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal) promoverem o debate sobre o transporte ferroviário. Estão confirmados ainda os seminários da Região Sul em Porto Alegre, do Nordeste em Salvador, e da Região Norte em Rio Branco.

Fonte: www.pedrouczai.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário