quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Trade Turístico do Vale Europeu recebe projeto “Trem é Turismo”

17/08 - Representantes da Fundação Estrada de Ferro Vale do Itajaí – TREMTUR participaram do 2º Módulo de Oficinas de Gestão do Projeto de Desenvolvimento da Competitividade e Gestão das Operadoras e Empreendimentos de Trens Turísticos: “Trem é Turismo”, promovido pela Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais (ABOTTC) em parceria com o SEBRAE Nacional.

O projeto teve início em Julho/2010 e vai até janeiro de 2012. Contempla 24 trens turísticos em operação em 11 estados do Brasil e inclui uma série de atividades de capacitação empresarial do conjunto das operações, os operadores dos trens e empreendimentos complementares que atuam nos entornos; além de ações de promoção e de fortalecimento institucional do setor. Suas ações beneficiam os operadores do trem e empreendedores que atuam no entorno das estações e trade turístico das cidades atendidas.
O encontro ocorreu nas dependências do Centro de Atendimento ao Visitante da Usina Salto Pilão, na localidade de Subida, em Apiúna, no último dia 06/08. Neste módulo, o tema apresentado foi a Gestão Financeira, com ênfase na implantação de controles financeiros de vendas e custos; na rentabilidade e lucratividade do negócio; por que e como controlar o fluxo de caixa; e a formação de preços. Contou com empreendedores de Apiúna, Blumenau, Ibirama, Indaial e Rio do Sul.
O programa de capacitação está dividido em quatro atividades “in loco”: uma oficina de planejamento e três oficinas de gestão, seguidas por consultorias individuais.
O projeto já beneficiou diretamente 690 empreendedores no conjunto dos 24 trens contemplados, nas atividades do programa de capacitação e diagnóstico de competitividade.
Qualitativamente os resultados são ainda mais relevantes. O projeto está produzindo e aplicando Cartilhas na Área de Gestão de Negócios (Marketing, Associativismo e Boas Práticas Ambientais) especificamente criadas para o ambiente de Trens Turísticos e Culturais. As oficinas de gestão e principalmente as consultorias abordam conteúdo customizado para esse segmento de negócio, que vão desde temas de mercado à gestão de fluxo de caixa, passando por formação de preços, recursos humanos, atendimento e produção associada à cultura local.
A Fundação TREMTUR pretende envolver o trade turístico do Vale Europeu, no módulo que será realizado dia 17/09, com local a ser definido. Na ocasião, os participantes poderão participar de um intensivo com a revisão dos conteúdos já apresentados.
Mais informações na Sede da Fundação Estrada de Ferro Vale do Itajaí – TREMTUR, através do telefone: (47) 3521-9972 ou e-mail: tremtur@tremtur.com.br.

Fonte: EFSC - Ferrovia das Bromélias

Nenhum comentário:

Postar um comentário